Dom Casmurro

Podia começar este texto por dizer que a teimosia não leva a lugar nenhum... mas estaria a dar um tiro no pé. Prefiro dizer que a casmurrice não leva a lugar nenhum... mas também não é verdade. A casmurrice leva-nos, nem que seja, ao erro.
Nunca se percebe, nem se tem realmente que perceber, o que leva uma pessoa a tomar determinada atitude. Mas é quase tão natural ao ser humano como respirar, a capacidade de opinar. Mesmo que se tente não fazer juízos de valor. O certo é que, a opinião é algo profundamente inerente ao ser humano. Até pode não se manifestar, mas ela forma-se no pensamento, automaticamente.
Do mesmo modo, a capacidade e a possibilidade de decidir definem uma pessoa como livre.
Assim, não se pode tolher o poder de decisão de alguém, por mais que se opine contra. Mas também não pode ser cerceada a liberdade de opinar.
Portanto, é impossível não opinar, não ficar triste, não ficar desiludido, não ter vontade de alterar a decisão que foi tomada, quando alguém de quem se gosta, como se não tivesse sido colocado mais ao lado na árvore genealógica, toma uma decisão com a casmurrice e o fundamentalismo por conselheiros e prefere formar barricadas e preparar o armamento a sentar-se à mesa da diplomacia.

P.S. Não, não há mal entendidos e não é liberdade poética.

Comentários

Phoenix disse…
Nem sempre a defesa é o melhor ataque. E quando nenhuma das partes cede a propor diplomacia o melhor mesmo é preparar o armamento e estabelecer trincheiras.
Já em 1128, na batalha de São Mamede, se defrontou o 1º rei de Portugal e sua mãe. Acabando D. Afonso Henriques por vencer.
A diplomacia não é o forte deste povo de homens baixos e barrigudos e mulheres de bigode..
Sophia disse…
LOL! A História não se repete de igual modo!
Não vislumbro nem homem baixo e barrigudo, nem mulher de bigode! ;) A diplomacia constrói-se. Alguém tem que dar é o primeiro passo!

Baci Phoenix!

Mensagens populares deste blogue

Chuva acabada de cair...

Sombra em mim